especialidades e Atendimentos direcionados
Atendimento psicológico baseado nos preceitos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Applied Behavior Analysis) voltado para pessoas neurodivergentes ou não, de todas as idades.
Terapia fonoaudiológica voltada para a reabilitação de aspectos como a fala, escuta, articulação das palavras, respiração, mastigação e deglutição para pessoas de todas as faixas etárias.
A terapia ocupacional beneficia pessoas de todas as faixas etárias que tenham alguma dificuldade sensorial ou limitação para realizar atividades do dia a dia – como tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar) e momentos de lazer. Disponível para todas as faixas etárias.
A especialidade de Pedagogia auxilia e acompanha o processo em sala de aula, criando táticas para utilizar e ajudar no desenvolvimento. Disponível também na abordagem de Psicopedagogia, que busca entender a relação da pessoa com o aprendizado e os impedimentos nele. Disponível para todas as faixas etárias.
O tratamento fisioterapêutico objetiva a qualidade de vida por meio da prevenção e reabilitação física, para pessoas de todas as faixas etárias.
Educação física associada à Análise do Comportamento Aplicada, que integra atividades físicas estruturadas para melhorar habilidades motoras, sociais e cognitivas. Disponível para todas as faixas etárias.
Acompanhamento nutricional voltado para manutenção e orientação de uma alimentação adequada, além de tratamento para distúrbios ou dificuldades alimentares e seletividade. Disponível para todas as faixas etárias.
A Musicoterapia estimula a coordenação motora, melhora questões de comportamento, estimula o potencial criativo e também a capacidade comunicativa. Disponível para todas as faixas etárias.
Biofeedback e Neurofeedback (um tipo de Biofeedback) são tecnologias que potencializam muito os resultados de intervenções com pessoas neurodivergentes (seja em TEA, TDAH ou outros) e até em transtornos do sono. Ele mostra feedback sobre as respostas cerebrais com sensores que captam sinais elétricos dos neurônios. Disponível para todas as faixas etárias.
Especialidade dentro da Psicologia focada na forma como o cérebro afeta as funções cognitivas, como memória, atenção, capacidade de julgamento, o raciocínio, as emoções e o comportamento. Disponível para todas as faixas etárias.
Essa especialidade atua na avaliação clínica, investigação, diagnóstico, seguimento, tratamento e aconselhamento genético de pessoas com diferentes condições de saúde. A genética tem uma ampla área de atuação e em conjunto com outras especialidades médicas corrobora para melhor assistência aos pacientes. Disponível para todas as faixas etárias.
A terapia dentro da clínica que você já conhece: pode ser em grupo ou individual.
Sim! É possível também ter aplicação terapêutica dentro do ambiente escolar da criança ou adolescente.
Caso seja uma preferência, levamos a terapia até você, dentro da rotina da família e dentro de casa.
Podem ser vários: desde um restaurante até um parque. Dependendo do objetivo terapêutico, essa é uma ótima opção.
Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem científica voltada a estudar princípios do nosso comportamento com o intuito de aplicar práticas que melhorem habilidades usando intervenções baseadas em como aprendemos.
As Terapias Contextuais focam na individualidade de cada pessoa e levam isso para suas intervenções: seus desafios devem ser considerados a partir da perspectiva e referências simbólicas, culturais e as interações com o mundo de cada um. Elas fazem parte das Terapias Comportamentais de Terceira Geração e, assim como todas, são fundamentadas em princípios cientificamente testados.
A integração sensorial é um processo que integra, processa e organiza as informações do corpo e do ambiente.
A Integração Sensorial de Ayres combina conceitos do desenvolvimento humano, neurociência, psicologia e terapia ocupacional para compreender a aprendizagem e comportamento humano (Schaaf e Mailloux, 2015).
Prompt é uma abordagem da Fonoaudiologia que utiliza pistas táteis e cognitivo-linguísticas para ensinar os sons da fala em casos de transtornos motores de fala.
Pecs é a comunicação alternativa por figuras utilizada na especialidade de Fonoaudiologia.
Core é uma intervenção de CAA que se baseia no uso de um conjunto de palavras essenciais dispostos em uma prancha ou sistema de comunicação, ensinado por meio de modelagem.
Intervenção para transtornos motores de fala em Fonoaudiologia, que utiliza pistas táteis, auditivas e visuais e leva em consideração o treino da palavra com variação de tempo de execução e intensidade vocal.
Rest é a intervenção para transtornos motores de fala baseado na transição rápida de sílabas emitidas em Fonoaudiologia.
1. Entrevista inicial
2. Avaliação
3. Orientação à família e Planejamento Terapêutico
4. Acompanhamento
5. Supervisão
© 2024 Instituto Ninar | Todos os direitos reservados CNPJ: 23.818.564/0001-31